12 Homens e uma Sentença. Maravilhoso!
- Guilherme Salgado
- 25 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

De 1957, esse filme (um filme de tribunal) tem à frente Henry Fonda, em atuação excepcional. Na Netflix parece que não tem, mas no Youtube certamente pode ser achado. Vou ver e mais adiante falo. Ó, achei não, somente em blurrei e devedê, que tenho aqui em casa.
Em 96 minutos, o jurado 8 deve convencer outros 11 de que o menino de 18 anos, de origem latina, acusado de matar o pai com um golpe de faca, é inocente, apesar de haver a “conspiração” de diversas atitudes e testemunhas.
Em 46 anos de carreira, Henry Fonda (pai de Jane Fonda e de Peter Fonda) participou de filmes memoráveis. Entre eles, Num Lago Dourado, que lhe deu o Oscar. Além de Era uma vez no Oeste, Guerra e Paz, O mais longo dos dias e As Vinhas da Ira.
Só ou quer mais? Nasceu em 1905 e morreu em 1982.
Voltando...
Todo o filme, exceto três minutos, foi rodado em uma “pequena, espartana e enclausurada sala do júri”.
Um a um os demais jurados devem se convencer (ou não) de que os argumentos e/ou provas fazem parte de um grande equívoco.
E tudo apressadamente, pois os compromissos os chamavam. Um dos jurados, o mais “violento” contra o absolvição, repetia acusações.
Escolhido o presidente do tribunal, houve uma primeira rodada: culpado ou inocente?
Os jurados devem decidir por unanimidade. Estava em risco a vida do rapaz. Caso a decisão fosse unânime, seria condenado à morte.
E assim se desfia o rosário de acusações: uma das testemunhas, que mora no andar abaixo de onde aconteceu o crime, afiançou que viu o assassino descer as escadas correndo, e isso somente após percorrer alguns metros em seu apartamento (em exatos 15 segundos). O ancião, com um problema no pé, foi “desmascarado” por Henry Fonda, que levou para a sala do júri seu exato depoimento. O “jurado 8”, como passou a ser chamado, se “arrasta” pela sala, imitando os passos do ancião. Demorou 45 segundos, 30 segundo a mais.
Outra acusação contra o “assassino” diz respeito ao estilo da faca utilizada. O jurado 8 crava faca idêntica na mesa, comprada por 4 dólares em uma loja da região.
Bem, mas sem revelar o final...
Assistam-no. Inesquecível.
Bela dica de filme. Uma história empolgante. Vou procurar.