top of page

Já ouviram falar em trombose...?!

  • Foto do escritor: Guilherme Salgado
    Guilherme Salgado
  • 11 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Palavra feia em essência. Poderia ser borboleta, montanha, libélula... Mas inventaram esse monstro.

E um monstro que dói!

Como dói!

No outro domingo, dia 2, amanheci com a batata da perna esquerda inchada, doendo. Segunda e terça continuava doendo, quarta foi terrível. Sou do SUS, mas tive que bancar uma consulta particular, aqui perto de casa, com uma angiologista espetacular, a médica Adriana Sophia.

Olhou, viu, examinou, me mandou deitar, comparou as duas batatas. Receitou XARELTO de 15mg. Outra pausa: o sujeito ou a sujeita com trombose toma XARELTO...?! Ainda se fosse CHARELTO, vindo de CHÁ, mas não. Com X mesmo.

Descemos (eu e a eterna Soninha) do consultório às 11h30, já comprei o remédio e o tomei ali mesmo, um a cada doze horas. E na mesma tarde de quinta fui fazer um ecodoppler. O médico precisou de 10 segundos: trombose. E me explicou o que era etecétera e tal.

17h de quinta. Voltei para casa de Uber, deitei, e deitado estou.

Poucas vezes para fazer xixi, uma para cocô, outra para tomar um banho. E só.

Mas o mais sério de tudo, e que sempre emociona, foi a vinda da dona Conceição no Dia das Mães. O presente da mãe Sonia já havia sido entregue: uma belíssima caneca, pintada pelo querido artista Jorge Arbach, mostrando a restauração da Vila Iracema, que fica aqui na rua Espírito Santo. Iracema era o nome da minha inesquecível sogra...

Pois bem.

Dona de uma fé inabalável, dona Conceição reuniu a turma aqui no quarto, colocou as mãos sobre a batata da perna e pediu às mãos ensanguentadas de Cristo que amenizassem a dor. E disse: “Cristo, que é só misericórdia, e ele não mente, traga aqui uma gota do que foi derramado de suas mãos... Como o senhor não tinha nada a segurar seu ventre, imagino o que sofreu...”

E foi para a sua casa.

Meninas e meninos: a primeira noite que não senti as horrorosas dores que me acompanhavam.

 
 
 

2 Comments


Marcio de Santana
Marcio de Santana
May 19, 2021

Caro Zé da Lona. Será que esta tromba não veio do péssimo habito que tens de consumir os charutos cubanos? Olha a dose ein?

Like

SÍLVIA POMPEIA
SÍLVIA POMPEIA
May 11, 2021

Quem pode, pode!

Vovó convocou o milagre, ele aconteceu!🤗

Like
bottom of page