top of page

Rai é Rai, uai...!

  • Foto do escritor: Guilherme Salgado
    Guilherme Salgado
  • 15 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Nélson Rodrigues certamente se revolveria ao perceber que do lado de cá há uma unanimidade, e que não é burra. É uma unanimidade “hurra!”, perdão aqui pela tentativa de trocadilho.


De uma delicadeza tocante, de uma gentileza cativante, de uma simplicidade envolvente, de um sorriso enternecedor, Raimundo Ciro Moreira é daqueles que seguem fielmente a máxima: as palavras convencem, os exemplos arrastam...


De verdade. Pronto para toda e qualquer luta, se possível que ajude a estabelecer o Reino de Deus sobre a terra, espalhando (e “se espalhando”, pois é homem do mais puro Evangelho, sua companhia constante) a boa nova a mulheres, homens, idosos, crianças, adolescentes...


Espera a sua vez de ser vacinado.


Não há como não me emocionar ao falar do Raimundo.


Casou-se há muitos anos com Maria do Carmo Martins Moreira. O casal tem uma filha, jovem ainda, Emanuela Hadassa Martins Moreira. Vivem felizes demais em Belo Horizonte...


Pai e marido, companheiro e amigo, doce e valente. Não mexam com os valores do Rai, pois pode ser sinal de uma boa confusão...


Em dezembro de 1980, um pequeno grupo do jornal O Pasquim se reuniu para entrevistar o Frei Betto, no Rio. Nesse dia souberam de um outro grupo que se reunia em torno do psicanalista Hélio Pellegrino. Desejavam pensar a espiritualidade diante do novo mundo que então nascia.


Foi marcada uma segunda reunião, em janeiro de 1981, aí para uma conversa específica sobre esse ponto. E não é que o trem cresceu e se firmou...?!


Somos hoje 11 Grupos de Oração, em três Estados: Rio, São Paulo e Minas (incluindo Juiz de Fora, criado há dois anos e meio). Assessorados sempre pelo Frei Betto, que comparece a dois momentos anuais: no que chamamos de Retirinhos e no Retirão. Os Retirinhos acontecem no segundo semestre, um final de semana para cada Estado. E o Retirão é no Corpus Christi, em locais que os Grupos escolhem. No Retirão se junta todo mundo, umas 80, 90 pessoas, em três/quatro dias de festas, encontros, orações, silêncio e meditação (sim, consigo ficar em silêncio três/quatro dias, com algum esforço).


E em um desses momentos, lá atrás, o Rai entrou. Participa do Grupo Louva-a-Deus, de BH. Seu aniversário é 6 de maio, caprichem nas orações.


Falou luta, falou Rai. Falou ecumenismo, falou Rai. Falou presença alegre, falou Rai.

Impressionante como consegue se multiplicar: faz as fotos dos nossos encontros, faz a lista mensal de aniversariantes, manda um personalizado cartão para cada pessoa (pelo Correio!) na época de aniversário.


Anima, cria, chora e ri por uma homenagem qualquer, como esta aqui, simples demais para a grandeza desse Raimundo...

 
 
 

1 Comment


rogerio
Feb 16, 2021

Todas as homenagens ao querido Raimundo e aos Grupos de Oração, nascidos com a orientação de Frei Betto e mantidos pela movimentação incrível dessa comunidade permanentemente orante.

Like
bottom of page