Um escritor na janela...
- Guilherme Salgado
- 12 de jan. de 2021
- 3 min de leitura

E estreio...
Esse Botafogo...
Um, dois, três, joguemos a toalha, torcida maravilhosa... Não no Paraibuna, respeitemos o meio ambiente... Esse time horroroso não nos merece.
Revisor e “escritor”
Fico na área das Letras e Livros, e aqui tentei de tudo. Cursei Jornalismo, depois revisor (que me sustenta até hoje - não deixarei passar um “quizer” desse jeito, pelamordenossasenhoraparecida), transcrevi na digitação o livro Fidel e a religião, do Frei Betto, e escrevi alguns, inclusive dois infantis (O Menino Feijão e –Luís, o papai dormiu de novo...!) - http://unisos.uniso.br/publicacoes/concurso-literario/34.pdf - páginas 46 e 90, ambos com o mano Tadeu Costa, superilustrador e autor de Cataguases, há décadas em SP - www.behance.net/tadeucostaonze_991145715.
Academia Juiz-forana de Letras
A explicação sobre Um escritor na janela: há um ano e meio, com alegria, sou da Academia Juiz-forana de Letras, na cadeira anteriormente ocupada por Décio Mostaro. A posse foi a 4 de outubro de 2019, em cerimônia no Museu de Arte Murilo Mendes - Benjamin com Santo Antônio, sob as mãos de Leila Barbosa e Marisa Timponi, excelsas professoras minhas no curso de Jornalismo.
Inquietação no coração e nas mãos
Mas algo me perturbava nestes 61, indo para 62... O povo escrevendo sem parar, e eu aqui, um tanto de tempo, assuntos, cabeça indo e vindo, e não saía nada?! Vim tomar um café, comer uma broa, o trem rodando e rondando... Sábado, 9 de janeiro de 2021.
Na copa, olhar perdinzim...
Sozinho na agradabilíssima copa de 2,5 por 2,5, passei e passeei por palestras, contos, crônicas, romances, poemas, aldravias, traduções e pinturas - hermano Gérson Guedes, uma exemplar galeria de arte em Ibitipoca (https://www.gersonguedes.com.br/ ), e as trovas do Arlindo Tadeu, professor acima de concursos...
Agora quero remediar
Com Um escritor na janela vou aplacar mais ou menos a ausência interna, e a desse público impressionante de quatro pessoas que me lerão: eu mesmo, minha mulher e os dois meninos, caso encontrem paciência...
Inenarrável José Luiz Ribeiro, o professor
Fui embora de JF bem cedo, no meio dos anos 80. José Luiz Ribeiro, o do Divulgação, em aula na Federal cravou: Acho bom vocês darem uma volta. Com certeza voltarão para cá.
Sonia Calil Elias Rocha
Decidi dar essa volta, e valeu MESMO: conheci Sonia (faz questão que se grafe o nome completo, vai ver que é para mostrar que é minha mulher), formosa e maravilhosa advogada. Brota em mim a felicidade de ser parceiro e marido há 20 anos...!!!
Já com dois filhos
Morávamos em Piracaia, pertim de Bragança, dois filhos. Os trens não andavam dando muito certo para o casal. Não no amor, intocável, mas profissionalmente.
Filosofia, depois Direito
Há dois anos, aqui em JF, quis fazer Filosofia. Curso duro... Ficaram as boas amizades. Pensei: e o Direito, sonho antigo, por que não? Tentei, passei em uma particular: fui para o terceiro período na Doctum, na Rio Branco. Tranquilo nada...! Um ano inteiro on-line, trabalhos, provas, debates, seminários. Mas todo o tempo cercado de amigos, que me tratam como o “mais experiente”, olha que responsabilidade...
Mariângela Ribeiro
A estreia somente foi possível porque Deus moldou Mariângela Ribeiro, jornalista de Juiz de Fora, que mora em São Paulo. Sem ela nas artes internáuticas, seria bem mais complicado. Grato, grato!
Sempre na janela
Fernando Sabino estava um dia na janela de casa. Passou um intrometido: “E aí, Sabino, não vai trabalhar, não?”... Ficou p* da vida... Com razão. Não achava o camarada que ele, um dos melhores do Brasil, trabalhava assim também?! Olhando a paisagem, as pessoas, os carros... Na janela...
Letícia
Já tenho até assunto para a semana que vem. Vou falar da Letícia, gata de 15 anos, sobrinha especial, com Down, que agora está aqui me abraçando. Veio passar o Natal e o Ano-Novo conosco.
Com um queijim...
Licencinha, agora vou ali trabalhar, depois de tomar uma Butantan de manhãzinha bem quentinha...
Guilherme
Meu querido Guilherme, adorei a prosa. Vou voltar outras vezes. Um abração.
Que maravilha, meu irmão! Já tenho trabalho para você rever. Gde abraço a toda a família.
Esse meu irmão mais velho... muito bom saber de sua estréia! Conte-nos tudo, tudinho que se passa a partir dessa janela, hein? Não omita nada, nem os detalhes mais picantes...
Guilherme, querido, maravilha saber de voce e do quão bem voce está. Estou passando para te desejar saúde , paz e muito sucesso!
Parabéns, Guilherme.
E importante nome para a tua página, pois as janelas simbolicamente tem a função de proteger das forças externas, mas simultaneamente nos mantém, especialmente as janelas transparentes / vidraças, expostos ao que acontece do outro lado.
Pela janela, a tua janela, muitas histórias serão emolduradas, oferecendo importantes narrativas e enredos, não só das angústias da humanidade, mas também nossos deleites